segunda-feira, 29 de abril de 2013

Uma crônica francesa


Domingo de sol, após um longo inverno que parecia não ter fim eis que o Astro-Rei dá as caras. Acordo, olho pela janela do quarto, temo abri-la e acordar a família de pombos que moram no batente. Não que eu seja uma defensora dos animais, longe de mim defender esses pombos que de paz não tem nada e moram sem pagar aluguel na minha minúscula casa. Mas meu medo de um ataque digno de pássaros hitchockianos não me permite mexer nessa turma.

Enfim, arrasto-me até o banheiro e diferente de muitos franceses não apenas tomo banho como passo desodorante para evitar qualquer efeito colateral do tão esperado calor. Torradas prontas, comidas, acompanhadas daquele café que só uma boa nespresso é capaz. 

Em guerra com a preguiça e lutando contra a ressaca da noite anterior, decido que nada melhor que um passeio no parque, um banho de sol, enfim "nada melhor do que não fazer nada". Decidimos pelo mais celebre jardim, naturalmente minha companhia para o parque está atrasada, afinal é brasileiro! (não que eu estivesse pontual)

São 7h da noite, e o sol ainda brilha. Esse é um dos pontos mais altos do pós-inverno, a duração do dia. Dia bonito vou apreciar pegando um ônibus, ele chega, eu entro feliz :

- Bonjour Monsieur! Digo sorridente ao motorista.

Ele como todo bom clichê parisiense, enfezado manda que eu me corrija:  Bonjour não, bonsoir!

Como boa baiana que sou, nada mais justo que roda-la. Pois falei com esse francês que a gramática há de corrigir que eu falo o que eu quiser e como eu quiser!

Ele devia era ficar contente que eu tava sorrindo e mandando meu bom dia.

Ele enfim usou do poder que tem e retrucou :

-Mademoiselle (afinal mesmo grossos eles são educados) ou você sai ou o ônibus não sai. Pensei em responder, pensei inclusive em não sair e vencer pelo cansaço, e olhei que as caras parisienses blasés de outrora, começavam a encher-se de fúria.

Eis que no horizonte aparecia um outro ônibus, mesmo destino, rabo entre as pernas saí, Bonjour nunca mais...

*Baseado em fatos reais roubados de um amigo cara de pau...

Nenhum comentário:

Postar um comentário